Profissionais em sustentabilidade são cada vez mais procurados à medida que empresas adotam práticas sustentáveis

Iniciativa amplia oferta de cursos técnicos em sustentabilidade

O projeto Profissionais do Futuro tem como objetivo apoiar a oferta de cursos na área de sustentabilidade

Profissionais com experiência em sustentabilidade têm sido cada vez mais demandados pelo mercado de trabalho, uma vez que as empresas estão adotando práticas nessa área.

A governança ambiental, social e corporativa, chamada de ESG, é uma realidade sem volta. Prova disso é que cerca de 71% das empresas implementaram ou iniciaram algumas dessas ações sustentáveis, segundo o levantamento da Amcham Brasil, Câmara Americana de Comércio para o Brasil.

Para apoiar e incentivar a qualificação em temas voltados para a sustentabilidade, o projeto Profissionais do Futuro: Competências para a Economia Verde se dedica a ampliar a ofertas de cursos e modernizar a educação profissional na área.

A iniciativa foi lançada em 2022 e é realizada pela Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, em parceria do Ministério da Educação (MEC) com a empresa alemã para cooperação técnica Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH, e apoio do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha.

A meta estabelecida para o projeto é de que, durantes os seus três anos de execução, entre 2022 e este ano, ao menos 14 mil pessoas sejam formadas nos cursos amparados pelo projeto.

Até o momento, o MEC aponta que 10,6 mil pessoas se qualificaram em cursos técnicos ou tecnólogos de nível médio em energias renováveis, um dos cursos amparados pelo projeto. Ao todo, 4,6 mil já estão empregadas na área de formação.

Sobre o projeto

A iniciativa é de aumentar o números de profissionais egressos da educação profissional nesses setores de sustentabilidade por meio da ampliação da oferta de cursos nas áreas de energias renováveis e eficiência energética, bioeconomia e economia circular.

Segundo o MEC, as principais atividades são:

  • Implementar novos cursos e conteúdo em diferentes níveis educacionais voltados a setores relacionados à economia verde;
  • Capacitar docentes em temas técnicos e metodológicos;
  • Contribuir para a modernização do sistema de educação profissional brasileiro com base em experiências internacionais e da implementação do Projeto;
  • Fomentar parcerias entre empresas e instituições de ensino com foco na educação profissional;
  • Aumentar a produtividade de setores de sustentabilidade da economia brasileira a partir da formação de capital humano.

Os cursos são oferecidos por instituições vinculadas a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai).

 

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *